quinta-feira, 16 de abril de 2015

UPA 24 Horas: cadê o dinheiro que tava aqui?


Iniciada no último ano da Gestão Roberto Pina (2012), Igarapé-Miri foi contemplada com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H). Tratava-se de mais um hospital que ajudaria a desafogar o fluxo de atendimento do único hospital totalmente público de Igarapé-Miri, e ainda beneficiaria toda a região do baixo tocantins. Estrategicamente planejada as margens da PA-151, e à frente do condomínio habitacional Açailar I e II , a UPA foi uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura de Igarapé-Miri, com um investimento previsto de R$ 2 milhões de reais.

Entretanto, a quase 2 anos e meio depois de iniciada, e com uma série de irregularidades, entre problemas na prestações contas durante o governo Pé de Boto, até aqui a obra não foi concluída. 

Segundo dados do Fundo Nacional da Saúde - FNS, em Março de 2014, o município de Igarapé-Miri recebeu exatos R$ 778.040,00 mil reais para AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE PARA A UPA 24H. Na época, o prefeito era Pé de Boto. Acontece que sem as devidas prestações de contas, e o funcionamento do Portal da Transparência do município fica difícil esclarecer como esse dinheiro foi gasto, ou se foi gasto corretamente.




No último dia 09/04/2015, a página do facebook da Prefeitura Municipal, divulgou nota anunciando a retomada dos trabalhos para conclusão da referida obra, firmando inclusive contrato com uma construtora. Não sabemos porém o valor da obra, se houve procedimento licitatório para contratação da empreiteira, e se o recurso é próprio ou específico para esse fim proveniente do Fundo Nacional da Saúde. Muito menos sabemos se todas as pendências quanto a prestação de contas das etapas da obra foram sanadas. Como já foi mencionado anteriormente, não houve transparência na gestão do governo Pé de Boto, e o atual vem demonstrando o mesmo desinteresse, já que até o momento não é possível acessar o portal da transparência do município.   


Mais do que a devida conclusão da obra, que é de suma importância para a população miriense, é necessário também que haja a devida transparência na aplicação do recurso público. Portanto o Blog pergunta ao atual gestor e a Câmara de Vereadores que em tese deve fiscalizar os gastos do recurso público municipal: Onde estão os mais de 700 mil reais destinados para AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE PARA A UPA 24H em 2014? 

Cadê o Dinheiro que estava Aqui?

Nenhum comentário:

Postar um comentário