sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A Saga de Dalva Amorim pelo Poder


Parece que os personagens políticos de Igarapé-Miri querem se perpetuar na mídia. E é claro que não poderia deixar de comentar a saga de mais um episódio da "epopeia política"  que vive Igarapé-Miri. 

No capítulo de hoje a Vereadora Pastora Dalva Amorim recebe um "não" do Tribunal de Justiça do Estado, sobre ação que moveu tentado anular a eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal, com intuito é claro, de tentar se tornar a nova Presidente da "Casa de Leis".

O Problema é que a própria Lei justifica a anulação da primeira eleição feita à revelia.

Vale lembrar que Dalva deu sustentação ao governo Pé de Boto, e seu próprio marido exerceu função de Secretário  Municipal de Administração no mesmo governo.


Agora resta a Dalva contentar-se com a decisão.

Charge do Dia: TRE quer a cabeça do Pé, de novo.


A Justiça eleitoral não tá dando vida fácil para Pé de Boto, e mais uma vez o nosso ex-ex-ex prefeito foi cassado novamente, desse vez em outro processo de caixa 2. E ainda restam dois processos na costa de Ailson para ser julgado pelo TRE. 

O Jornal 'O liberal" de hoje 30/01/2015 deu destaque na matéria, enfatizando o brilhante trabalho do advogado miriense João Eudes na condução dos processos movidos pela coligação de Roberto Pina nas últimas eleições...

E dá-lhe guilhotina!
Veja a matéria do "O Liberal".



quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Enquete: Se a Eleição Suplementar fosse hoje, em quem você votaria?



O clima político em Igarapé-Miri já esquenta, e os partidos políticos já estão a todo vapor em clima de eleições, com reuniões e articulações de todo tipo. Ao que tudo indica, haverá eleições suplementares em breve, para que a população volte as urnas, e escolha o novo prefeito para concluir o mandato 2013/2016. Esperamos que dessa vez, a escolha seja mais refinada.

Alguns partidos políticos já se pronunciaram publicamente sobre seus posicionamentos, outros ainda se articulam e planejam alianças. É certo que até o dia do voto final, muita água ainda vai rolar, e como o povo costuma falar, na política até boi pode voar. 

No entanto, alguns nomes já estão na "boca do povo" como prováveis candidatos a pretendentes para assumir o Palacete Senador Garcia, ou pelo menos o que sobrar dele até lá (no sentido literal mesmo). Candidatos ou não, o Blog resolveu fazer uma pesquisa com vocês para constatarmos o ibope dos pré-pretenderes a candidatos a Prefeito de nossa cidade.

Disputas a parte, o certo é que precisamos de pessoas que tenham amor por Igarapé-Miri e que possam governar com transparência e responsabilidade, afinal, nosso povo carece de dias melhores.

Vote!


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O preço de uma má escolha!

Nada contra o processo democrático, 18 mil eleitores nas eleições de 2012 em Igarapé-Miri preferiram Pé de Boto, e ponto final. 

Porém, nem sempre a escolha de uma maioria significa que foi a melhor escolha. E foi isso que que nossa cidade vivenciou, ou está vivenciando: um dos momentos mais difíceis de sua história. 

Enquanto a Justiça define os próximos capítulos dessa "epopeia política" de reviravoltas de todos os tipos, a cidade sofre com a ineficiência dos serviços públicos essenciais, e principalmente, a tristeza de presenciar um verdadeiro cemitério de obras inacabadas que se arrastam desdes os primeiros dias de governo "Pé de Boto".

As obras são extremamente importantes para o município, e em sua maioria foram conquistas do governo Pina, que com o passar dos anos de governo Pé de Boto, foram sistematicamente suspensas devido pendências administrativas, ausência de prestação de contas e principalmente empenho político para tocar obras estratégicas em uma cidade carente de amor de seus políticos. 

Entre as principais obras, destaco: CRECHE DA BOA ESPERANÇA, UPA 24H, NOVA UBS, ACADEMIA DA SAÚDE, ASFALTO DA AV. SESQUICENTENÁRIO, NOVO CENTRO ADMINISTRATIVO, POSTO DE SAÚDE DO CENTRO, NOVO BARCO DA SAÚDE, COMPLEXO DE FEIRAS E MERCADOS, entre outras...

O governo "Peso Pesado" ainda não se pronunciou oficialmente sobre os verdadeiros problemas de cada obra, e quais providências está tomando, a Câmara de Vereadores também. É importante que as obras não sejam esquecidas na hora de analisar o próximo voto, afinal, esse é o preço de uma má escolha: corrupção, desperdício de dinheiro público, e uma cidade que sofre com a carência de serviços essenciais. 

Estamos de olho! 

sábado, 24 de janeiro de 2015

Confirme Presença: Grupo de Oração para o lançamento do concurso da SEDUC!


A onda do evento fake vem ganhando cada vez mais adeptos no Facebook, Aqui no Pará, um dos eventos que tem chamado a atenção com muito bom humor é o Evento “Grupo de Oração para a Divulgação do Concurso da Seduc”. “Só assim pra lançarem esse edital, já vai pra 6 anos sem concurso. Pacto pela Educação”, diz a descrição do evento.

E haja oração mesmo. 
O povo fala que o PSDB não é muito chegado em concursos públicos, mito ou verdade, segundo o Jornal "Brasil247" O Governo do PSBD lidera contratações sem concurso público, de 105,5 mil servidores não concursados que trabalham nos Estados, 37,6 mil são contratados pelos oito governadores tucanos; no ranking elaborado pelo IBGE e divulgado pelo jornal O Estado de S.Paulo.

É Jatene, larga de pescar e vai trabalhar rapaz!

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ex Secretário de Pé de Boto afirma: "é pra mandar matar logo uns 50"


Reportagem do Diário do Pará na íntegra:

O relatório de Inteligência da Divisão de Homicídios da Policia Civil, sobre as interceptações telefônicas da “Operação Blindagem” - durante apuração para identificar os autores do atentado contra quatro advogados na estrada da Alça Viária, dentre estes Alessandra Souza Pereira, mulher do delegado Eder Mauro –, comprovou que o objetivo era matar o advogado Eduardo dos Santos Pereira, que voltava de um julgamento em Barcarena depois de fazer a defesa de um réu acusado de ter morto um policial militar.
A investigação policial descobriu que o veículo utilizado no atentado estava escondido na propriedade do secretário municipal de infraestrutura de Igarapé -Miri, Ruzol Gonçalves Neto, em Igarapé-Miri, o que demonstra o envolvimento de militares no crime. 
Na maioria das conversas gravadas com autorização da Justiça, Ruzol é questionado pelo prefeito “Pé de Boto” sobre a segurança na cidade de Igarapé -Miri. O prefeito quer saber sobre arrombamentos, furtos e outros tipos de crime. Ele também se comunica com muita frequência com policiais da cidad, inclusive chega a determinar que policiais capturem dois homens em uma determinada localidade, no caso “Beré” e “Mial” ou “Bial”.
O secretário de Obras Ruzol, em conversa com interlocutor não identificado, afirma ter determinado um ataque a bairros da cidade, contra pessoas tachadas pelo prefeito de “marginais e vagabundos”. Em uma conversa que dura 81 segundos, o prefeito determina que Ruzol vá com eles (PMs) para “ataque na galera da Matinha, e dar uma arrebentada”. Em outro diálogo, que dura 137 segundos, Ruzol comenta com Elielson que falou com “Samarone”. Elielson diz que o sargento Moraes está chegando. Ruzol ordena que é para ele ir falar com ele. E afirma que ia “mandar matar logo uns 50, que não têm jeito”.

INFLUÊNCIAS
Outra conversa, com 99 segundos, é entre Ruzol e um homem não identificado, mas que a polícia diz ser o prefeito “Pé de Boto”. Ruzol diz que o “Barrasco” já está em cana e que mandou os pitbulls (PMs) segurarem ele, que ele “vai ter que entregar a bomba que levou do colégio e a balança que levou de um açougue lá em frente”.
Essas chamadas, na avaliação policial, demonstram que Ruzol e o prefeito têm influência sobre os PMs que atuam em Igarapé-Miri, determinando a realização de prisões e de ações policiais, fatos comprovados, inclusive, pelas investigações da Divisão de Homicídios.
Nesse tipo de crime, com participação de policiais militares destacados para Igarapé-Miri, fica evidente que a população do município ficou inibida de falar o que sabia, pois aqueles que eram responsáveis por assegurar a lei e a ordem eram os mesmos que a estavam descumprindo.
Depois disso, o próprio prefeito determina que Ruzol arranje entorpecentes para imputar a prática de crime de tráfico a Marcelo Matos dos Santos para que ele seja autuado em flagrante. A investigação policial constatou que o autor do flagrante forjado foi o policial militar Edson Carlos Souza, que afirmou na polícia ter ido atender uma ocorrência na Vila Maiuatá, onde flagrou Marcelo com a quantidade de 14 petecas de cocaína. Os PMs Dilson Harlem Nascimento Nunes e Rivadávia Alves dos Santos, ainda segundo a investigação, participaram da ação que resultou no flagrante forjado.
Marcelo disse ter sido preso quando bebia no cais da cidade e que, no momento da prisão, os militares já estavam de posse das petecas de cocaína para forjar o flagrante. Ele ficou preso durante 3 meses e 15 dias. 
Em depoimento aos policiais que investigam as atividades criminosas do prefeito e de sua quadrilha, Marcelo identificou alguns matadores que agiam em Igarapé-Miri, cumprindo ordens do prefeito, destacando os militares “Blindado” e “Cabão”, além de “Boi”. Também declarou que outras pessoas presas foram vítimas de flagrantes montados. O cabo Edson, segurança do prefeito, estava envolvido na compra e venda de armas de fogo.

PEDIDO DE CPI
Na quarta-feira passada, da tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) cobrou do presidente da casa, Márcio Miranda, a imediata instalação da CPI das Milícias. Miranda deferiu o pedido, mas os trabalhos só irão começar depois que os partidos com assento na Alepa indicarem os membros da CPI. Edmilson, as cerca de 100 entidades e movimentos sociais do Pará, além de familiares das vítimas, estão incomodados com a falta de informações sobre a chacina de 10 pessoas, na madrugada do dia 5 de novembro passado, em vários bairros de Belém, numa onda de execuções sumárias após a morte de Antonio Carlos Figueiredo, o “cabo Pet”, da Rotam.
“Há quase um mês, o crime continua sem solução, apesar de tantas mortes, apesar de todo o aparato de inteligência da segurança pública. Talvez falte vontade política”, reclamou Edmilson. Na tribuna, ele lembrou ter conseguido as 14 assinaturas de deputados ao requerimento de CPI, conforme exige o regimento interno da Alepa, e de ter formalizado o pedido de instalação junto à mesa diretora da Casa, no último dia 25. Passados oito dias, nenhuma providência ainda havia sido tomada para a instalação.
Edmilson leu trechos do processo a que responde o prefeito, Ailson Amaral, o “Pé de Boto”, que esteve preso, acusado de chefiar uma milícia que mandava matar, prender e torturar pessoas do município. “Recebi de uma fonte o processo que corre em segredo de justiça. São muitas horas de gravação que confirmam a existência de milícia na Região Tocantina. Daí a importância da CPI. Se o desembargador (Romulo Nunes) afirma (no processo) que a milícia existe, não temos por que duvidar”, cobrou o psolista.
Segundo o deputado, qualquer atitude que destoe, postergue ou deturpe a adoção das medidas necessárias para instalação da CPI será “ato atentatório ao princípio da legalidade e da moralidade pública, ensejando medidas reativas não só por parte dos deputados signatários do requerimento de criação da CPI como também por parte de toda a sociedade paraense vítima direta e imediata da atuação dos grupos que serão objetos da investigação”.
(Diário do Pará)


PT do B do Miri tem novo Presidente: Professor Valdir Júnior.


Estive visitando no último domingo, 18/01, o Professor Valdir Júnior, uma das maiores lideranças jovens da política miriense. Valdir já disputou dois pleitos nas ultimas eleições, e vem ganhando cada vez mais o apoio de jovens e de grandes personalidades da sociedade miriense. 

Valdir, que é professor concursado da rede pública do município, é presidente do PT do B em Igarapé-Miri que já conta com diversos filiados, em sua grande maioria jovens que acreditam na força de mudança, e principalmente da formação de uma nova postura política em Igarapé-Miri, sobretudo protagonizada pela juventude, e respaldada pelo caráter de seus filiados. 

Segundo dados do IBGE a população jovem em Igarapé-Miri já chega a 18 mil pessoas entre 16 e 29 anos, e é um público que já percebe a necessidade de mudanças importantes, entre elas, a troca dos protagonistas de uma velha política que vem corrompendo e afundando nossa cidade em corrupção e ineficiência dos serviços públicos.

A juventude miriense vem ganhando cada vez mais espaços, e Valdir tem contribuído com essa construção de novas idéias e novos personagens que demonstrem caráter e força de vontade, e sobretudo amor por Igarapé-Miri. Assim, a juventude tem um papel de grande importância, pois ela se incomoda, fala, gesticula e cobra, seja nas redes sociais, seja nas igrejas, comunidades e mesmo na escola. Porém é necessário um instrumento de organização que seja capaz de mobilizar e oferecer um projeto que solucione os problemas, e essa juventude aí promete!

Parabéns a juventude do PT do B de Igarapé-Miri!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Quase Metade da Bancada dos Dep. Federais do Pará são Milionários



Quase metade da bancada dos Deputados Federais do Pará que devem tomar posse no próximo mês na Câmara Federal será formada por Deputados Milionários. Esse Levantamento foi feito pelo Blog com base nas declarações de bens disponibilizado pelo Superior Tribunal Federal.

Dos 17 Deputados Federais eleitos pelo Pará, 7 declararam ter patrimônio superior a 1 milhão de reais, e 5 entre meio a R$ 999 mil reais. 

O eleito mais rico deputado pelo Pará é a Deputada Elcione Barbalho (PMDB), que declarou possuir mais de R$ 5 MILHÕES de Reais entre bens, cotas em empresas e dinheiro em contas.

Caso interessante também se observa na declaração de bens do Deputado Josué Bengtson (PTB), que declarou possuir mais de R$ 1 milhão de reais em DINHEIRO EM ESPÉCIE.

Vale ressaltar que a Câmara Federal representa o povo brasileiro (ou pelo menos é o objetivo dela representar). Ressalto também que segundo dados do IBGE de 2012, 54% da população brasileira vive com renda per capita entre R$ 291 e R$ 1.019,00 reais, outros 8,5% da população vivem em extrema pobreza com renda mensal de 0 a R$ 70 reais.

Caso curioso, não acham?


Segue a lista completa:

1-ELCIONE BARBALHO (PMDB) R$ 5.173.997,99
2-CHAPADINHA (PSD) R$ 2.493.387,15
3-JOSUÉ BENGTSON (PTB) R$ 1.999.900,82 
4-WLAD (SOLIDARIEDADE) R$ 1.605.977,33
5-JOAQUIM PASSARINHO (PSD) R$ 1.603.347,11
6-HÉLIO LEITE (DEM) R$ 1.379.726,67
7-SIMONE MORGADO (PMDB) R$ 1.356.773,25
8-BETO FARO (PT) R$ 835.000,00
9-PRIANTE (PMDB) R$ 783.256,96
10-LUCIO VALE (PR) R$ 684.077,17
11-EDER MAURO (PSD) R$ 595.495,69
12-NILSON PINTO (PSDB) R$ 513.159,38
13-JORDY (PPS) R$ 300.000,00
14-EDMILSON RODRIGUES (PSOL) R$ 261.555,10
15-ZÉ GERALDO (PT) R$ 172.000,00
16-BETO SALAME (PROS) R$ 24.431,00
17-JULIA MARINHO (PSC) R$ 9.500,00

Truques para usar melhor o "ZapZap"

Matéria do portal G1 dá 10 truques para usar melhor o WhatsApp. Entre Desativar notificações de leitura e acesso, colocar senha no aplicativo, economizar dados e recuperar conversas perdidas.

Segue a matéria completa, aproveito e divulgo o WhatsApp do Blog para os leitores mandarem sugestão de matéria, denúncias, fotos, vídeos, etc...Manda que eu comento daquele jeito que o povo gosta.
Forte abraço.



1. Evite que saibam que você leu uma mensagem

Em novembro, o WhatsApp lançou uma nova função, em que os sinais de mensagem entregue mudam de verde para azul para indicar que o remetente saiba que o texto foi lido.

Muitos não ficaram satisfeitos com a novidade. Mas há como desabilitá-la. É mais fácil para quem tem um celular com sistema Android: basta baixar a versão beta do aplicativo e ir em Configurações > Informações da Conta > Privacidade e desmarcar a opção "Confirmação de leitura".
Para iPhone, é um pouco mais complicado. Primeiro, é preciso desbloquear o sistema do aparelho, um processo conhecido como "jail break", que permite baixar aplicativos que não estão na loja oficial de aplicativos da Apple, a App Store. Depois, é preciso baixar o aplicativo "WhatsApp receipt disabler by BigBoss", que permite desativar a notificação de leitura.
Bônus: quando esta opção estiver ativada, é possível saber a hora em que o destinatário leu a mensagem, clicando sobre ela e movendo o dedo para a direita.
2. Envie arquivos em outros formatos

O WhatsApp só permite enviar arquivos de foto, áudio e vídeo. Mas, ao usar outros aplicativos, como "Cloud Send" no Android ou "MP3 Music Dowloader" no iPhone, é possível mandar arquivos PDF ou documentos do programa Word.

3. Bloqueie seu WhatsApp

Mesmo que os celulares tenham senha para bloqueá-los, isso não parece ser suficiente para alguns. Se for o seu caso, use o aplicativo "WhatsApp Lock" para instalar uma senha para acessar o programa.

4. Veja notificações pelo computador

Aplicativos como "Notifyr" no iPhone e "Desktop Notifications" no Android permitem ver as notificações que chegam ao celular por meio do computador. Normalmente, é preciso instalar o aplicativo no celular e um outro programa, conhecido como extensão, no computador.

5. Instale o WhatsApp em seu tablet com Android

O WhatsApp não permite a instalação em um tablet, mas há uma saída. No aparelho, é preciso baixar a última versão do WhatsApp, no formato APK, que pode ser encontrada no site do aplicativo para computadores.

Também é necessário baixar o aplicativo SRT AppGuard, que impede que o aparelho seja reconhecido pelo mensageiro como um tablet.
No SRT AppGuard, selecione "WhatsApp" e pressione "Monitor", o que permite a este programa fazer uma revisão do WhatsApp. Quando isso terminar, desative as funções "read phone status" e "identity under Phone calls". Depois, ative o WhatsApp usando sua linha de telefone fixa para receber uma chamada com o código de verificação de três números.
6. Evite que saibam quando você usou o programa pela última vez

O WhatsApp exibe abaixo do nome do contato a hora em que ele entrou no aplicativo pela última vez. Para evitar que isso seja informado, vá em Configurações > Informações da Conta > Privacidade > Visto por último. Ali haverá três opções: Todos, Meus Contatos, Ninguém. Escolha a que mais lhe agradar e, assim, tenha um pouco mais de privacidade.

7. Recupere conversas que foram apagadas

Você pode ter apagado uma conversa por acidente. Ou fez isso de propósito e se arrependeu. Às vezes, o celular guarda a conversa em sua memoria. Mas, quando o programa é desinstalado e instalado novamente, ele pergunta ao usuário se quer restaurar o histórico de mensagens. Assim, você pode ter suas conversas perdidas de volta.

8. Evite que fotos e vídeos sejam baixados para o celular automaticamente

Uma das razões pelas quais mais se usa a franquia de dados de um plano é o fato das fotos e vídeos que chegam ao WhatsApp serem baixados pelo programa por conta própria - e muitos destes arquivos você pode nem querer ver, Para evitar isso, há um forma fácil: Configurações > Opções de Conversa > Download automático de mídia. Nesta seção, é possível escolher se você quer que fotos e vídeo sejam baixados só quando se estiver conectado a uma rede WiFi, nunca ou sempre.

9. Veja suas estatísticas no WhatsApp

O programa reúne alguns dados curiosos, como o número de mensagens recebidas e enviadas. Mas isso também pode ser útil: ao zerar as estatísticas, é possível monitorar o uso do programa em determinado período de tempo, algo que pode ajudar a economizar seu pacote de dados. Para isso, é simples. Vá em: Configurações > Informações da Conta > Uso de rede.


10. Oculte uma imagem sobre outra

Sim, existem aplicativos que permitem mandar duas fotos em uma. Quando uma imagem chega, ao clicar sobre ela, o destinatário por ver a outra. "Magiapp" no Android e "FhumbApp" no iPhone permitem fazer isso.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Justiça Federal Afirma: Dilza se Apropriou ou Desviou R$ 5.600,00 na Aquisição de uma Ambulância.



A noticia que foi divulga pelo Blog Gazeta Miriense, rápido de espalhou e toda a cidade já ficou sabendo. Segundo denuncia da Justiça Federal, Dilza Pantoja na qualidade de Prefeita Municipal de Igarapé-Miri entre 2005/2008, foi acusada de prática de crime tendo em vista a apropriação e/ou desvio do valor de  R$ 5.600,00 referente a contrapartida municipal na aplicação e execução do convênio n. 5058/2004 que tinha por objetivo a aquisição de uma Ambulância para o município, bem como deixou de prestar contas do devido recurso ao Ministério da Saúde.

Segundo denuncia da Justiça Federal não resta dúvida, Dilza Pantoja na presente conduta, e pela vontade livre, aumentou o valor da ambulância na nota fiscal para se apropriar do valor de R$ 5.600,00 oriundo de Recursos Públicos .

Dilza foi condenada a 2 anos e seis meses. O caso ainda cabe recurso.
O cerco está se fechando cada vez mais para políticos corruptos.

Prof. Valdir Denuncia Irregularidades na Administração de NENCA e RUFINO.


O Professor Valdir Júnior, liderança jovem de grande prestígio na cidade, fez denúncia nas Redes Sociais sobre a falta de repassasses dos empréstimos consignados as instituições financeiras (no caso aqui a Caixa Econômica). O problema portanto é que o dinheiro foi descontado no contra-cheque dos servidores pela prefeitura, porém o dinheiro não foi repassado aos bancos.
Para comprovar o fato, Valdir divulgou documento que atesta inadimplência de seu empréstimo consignado junto a Caixa. Ou seja, o valor foi descontado de seu salário, porém a prefeitura não repassou para a instituição e agora o servidor pode ter seu nome cravado nos órgãos de proteção ao crédito.

Trata-se do período de novembro e Dezembro de 2014, portanto, RUFINO E NENCA foram os Prefeitos e tem total responsabilidade. 

O Povo quer saber, cadê o Dinheiro?

Do perfil do Facebook de Valdir Júnior:

"Fui ao banco (Caixa Econômica Federal) e realmente não foi repassado parcela do empréstimo consignado que fiz, mas o que revolta que a prefeitura descontou e eu estou inadimplente. Me pergunto pra onde foi o dinheiro? Pra saúde? Pra Educação? Claro que não!


As vezes fico pensando, porque tanta corrupção, tamanha falta de compromisso e responsabilidade com o dinheiro público, dinheiro este que tem a finalidade de melhorar nossa educação, saúde, saneamento, acima de tudo, melhorar as condições de vida de nosso povo, prestando com excelência serviços para o bem estar de todos nós mirienses.
Só sei que a mudança só poderá vim do povo, pois é o povo que elege o seu representante, então se pra ganhar uma eleição é através do dinheiro, como muita gente diz: "Quem não tem dinheiro não deve se meter em política". Então meus amigos, a mudança será impossível pensando desse jeito. Pois sai um e entra outro e nada muda, temos exemplos.
Meu povo de Igarapé-Miri, a mudança é você que faz. Não venda, não troque seu voto nas próximas eleições, porque se isso acontecer, pagaremos um preço tão alto. Abraço!!"
Só sei que a mudança só poderá vim do povo, pois é o povo que elege o seu representante, então se pra ganhar uma eleição é através do dinheiro, como muita gente diz: "Quem não tem dinheiro não deve se meter em política". Então meus amigos, a mudança será impossível pensando desse jeito. Pois sai um e entra outro e nada muda, temos exemplos.
Meu povo de Igarapé-Miri, a mudança é você que faz. Não venda, não troque seu voto nas próximas eleições, porque se isso acontecer, pagaremos um preço tão alto. Abraço!!"

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Posto de Saúde do Icatú Pede Socorro.


Muitos mirienses ainda lembram de um comício na Vila do Icatú, onde o então candidato a Prefeito Pé de Boto junto com sua equipe prometeu alguns de seus tantos absurdos eleitorais. Pelas bandas de lá, soltou  a seguinte anedota: "que se eleito fosse, compraria um helicóptero para o Icatú transportar os doentes até a cidade". 

Menos Pé, menos.

Pé de Boto se elege prefeito, dois anos se passam, Pé é cassado, e no Icatú não aparece medicamento, imagina "helicóptero". 

A foto que já circula nas Redes Sociais, comunica que o posto de Saúde não dispõe de medicação de urgência e emergência nem material para curativos. 

Resta-nos a dúvida: pra que serve porém um posto de saúde se ao menos dispõe de ferramentas básicas como medicamentos?

#Socorro!


Vereadores Recepcionam a Dep. Simone Morgado, a toda poderosa do Jader.


No último domingo (11/01), a Deputada Federal eleita em 2014, Simone Morgado esteve presente na festividade de São Sebastião na Vila Maiauatá, onde foi recepcionada calorosamente por vereadores  e o atual prefeito Toninho Peso Pesado. Vale lembrar que Simone Morgado obteve de Igarapé-Miri nas últimas eleições nada menos que 2.113 votos, (a 5º Deputada mais votada no município) sem mesmo ter grandes projetos ou destinações de emendas de grande importância que beneficie o povo miriense, já que a Deputada agora eleita Federal, exercia o cargo de Estadual na Assembleia Legislativa do Pará.
Simone Morgado é a atual esposa de nada menos, nada mais que o Senador Jader Barbalho, o todo poderoso, e diga-se de passagem um dos políticos mais processados do Brasil. 
A visita reforça a teoria de que a articulação para a composição da eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal estava alinhada com os desejos do PMDB comandado pela ala de Simone.
Segundo matéria divulgada pelo blog Gazeta Miriense em 16/12 (https://gazetamiriense.wordpress.com/?s=simone+morgado&submit=Pesquisa), sobre o racha do PMDB para comandar o executivo municipal: "Iram lima e Francisco Pantoja teriam apoiado Nenca e Simone Morgado teria dado respaldo a Tonhão". Com a vitória de PESO PESADO e agora a visita calorosa  de Morgado a Vila Maiauatá, tudo levar a crer que o comando executivo do PMDB deu mais respaldo a Simone, esposa de Jader, cacique do PMDB nacional e comandante mor do partido no Pará. Disputa desleal  não acham? 
Disputas, sorrisos e visitas à parte, Simone Morgado levou mais de 2 mil votos do povo miriense, e agora mais do que visitas queremos PROJETOS.
É pra ficar de olho...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Peso Pesado Decreta Estado de Emergência em Ig.Miri


O novo Prefeito Municipal de Igarapé-Miri, Toninho, publicou no último dia 08/01, três Decretos Municipais nos quais acionam algumas providências no âmbito administrativo. Entre as principais providências, destaco:

1- Estado de Emergência Financeira e Administrativa por um prazo de 90 dias.
2- A suspensão do pagamento de contratos de origem não identificada;
3- A dispensa de certame licitatório para aquisição de materiais e serviços essenciais pelo prazo de 180 dias;
4-Exoneração de todos os Secretários Municipais e servidores em cargos comissionados e a nomeação de seus substitutos (relação anexa ao qual não foi divulgada).
5- A suspensão por prazo indeterminado de todos os contratos administrativos de prestadores de serviços e fornecedores de bens.

É evidente que algumas medidas administrativas tomadas são claramente compreensíveis haja vista o estado de calamidade e desequilíbrio nas constas municipais. Até ai tudo bem, e não há o que questionar, portanto, torna-se extremamente necessário a atuação da Câmara Municipal no cumprimento do dever de fiscalizar atentamente os gastos e despesas públicas já que fica o prefeito livre de fazer processo licitatório. É importante também que o novo prefeito municipal crie disposição em transcender o portal da transparência do site da prefeitura viabilizando a divulgação desses gastos sem concorrência pública.
É importante que todos fiscalizem, e que os vereadores e a equipe do Prefeito cumpram seus deveres, já que no Brasil, em geral, dispensa de licitação é a porta dos fundos para pessoas com má intenção.
Portanto senhores vereadores vamos ficar de olho nas despesas sem licitação, e torcer para que o nosso atual prefeito faça um mandado com muita transparência.

Sobre a lista dos novos Secretários Municipais, informação anexa não publicada no Decreto nº 02/2015, não há portanto informação oficial, porém já é de conhecimento público a atuação de alguns nomes nessa nova administração, informação essa divulgada pelos blogs: http://folhaigmiri.blogspot.com.br/ e http://poemeirodomiri.blogspot.com.br/

Entre eles:
Saúde: Dr. Tellyson
Administração: Antonildo Nahum 
Finanças: Branco
Educação: Prof. Carlão
Assistência Social: José Roberto

Alguns de perfil técnico, outros de grande carisma  e outro de procedência desconhecida, os chamados "importados", são as marcas do novo secretariado municipal de Toninho. Esperamos empenho dos novos secretários na construção de uma cidade melhor.
Os decretos podem ser consultados no site da Prefeitura Municipal: http://www.igarapemiri.pa.gov.br/

Radialista do Ministro do Pesque e Pague chama povo de Analfa!


Segundo Coluna do Repórter 70 do Jornal "O liberal", o radialista, e "Expert" orador político Jefferson Lima, agora a serviço dos Barbalhos, certamente carregando sentimentos de derrota nas últimas eleições governamentais, soltou no Diário da Família Barbalho alguns arrotos nada agradáveis: "começou criticando "o despreparo dos eleitores para eleger seus governantes" e, então a falta do que dizer, sapecou: São Analfabetos! 
Salve a parcialidade da grande imprensa paraense ao tratar de política e outras coisas mais, a citação sem dúvida, desmoraliza a democracia e o poder do livre arbítrio do povo paraense, que legalmente, democraticamente elegeu Jatene. Jefferson fere princípios e direitos básicos que qualquer cidadão e principalmente político deveria saber: vence quem a maioria do povo achar melhor (ou o menos pior). Eu mesmo me conformo com isso. Meu voto por exemplo nessas eleições para governador foi no 50. Quem perde, definitivamente não tem  que arrumar "desculpas descabíveis"  e sem legalidade legítima para justificar a perda, ainda mais uma dessas, chamando o povo de 'analfa'. 
Democracia é assim, nem sempre o melhor ganha, ou nem sempre quem a gente acha que é o melhor leva.
Se a moda pega, imagina o que Jefferson Lima iria dizer dos 18 mil eleitores de Igarapé-Miri que elegeram Pé de Boto nas eleições para prefeito, onde descaradamente assumiu publicamente na campanha  projetos surreais, inviáveis, cômicos e de outras aberrações da natureza. Com a licença da palavra, quem não lembra da "Cagada de Graça". 
Deu no que deu,
Merda.
Mais viva a democracia, e vamos aprendendo a votar com mais responsabilidade e consciência!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Retrospectiva Política de Ig.Miri 2014

O ano de 2014 vai entrar para a História na cidade de Igarapé-Miri. Nunca, e em tão pouco tempo que se tenha conhecimento histórico, houve tanta instabilidade e transformações, sobretudo do campo político. 


Como o povo costuma falar, foi tempo de 'sai prefeito, prende prefeito, entra prefeito e vereador". Cômico se não fosse triste, mais é preciso lembrar pra não esquecer. 
Por isso, resolvi pesquisar as fotos mais curtidas e comentadas das Redes Sociais, que causaram polêmica, e que simbolizaram os acontecimentos políticos desse ano extramente difícil de nossa querida cidade. 



Rir pra não chorar, lembrar pra não esquecer, e refletir pra votar certo nas próximas eleições!


segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Secretaria de Administração é fechada por falta de Pagamento de Aluguel



Parece que as coisas (ou as contas) ainda andam 'brabas' pela Prefeitura de Igarapé-Miri. Agora com novo gestor, mais com os problemas de sempre, o calote sobrou agora para os proprietários de imoveis alugados para a Prefeitura. A informação vem dos funcionários, divulgadas pelas redes sociais, de que nesta segunda-feira (05-01-15), ao chegarem no Prédio da Secretaria Municipal de Administração, encontraram os cadeados trocados com os seguintes dizeres: "motivo: falta de pagamento, procurar o proprietário". Segundo informações o proprietário é o Senhor Nonatinho.
Corre, corre Toninho Peso Pesado que o bicho tá pegando.

Há motivos para sorrir?


Não invejo felicidade alheia, longe de mim isso.

Mais 2015 começou com muitas “reviravoltas”, sobretudo no comando e “descomando” da Prefeitura Municipal, e da Câmara de Vereadores.

Depois da Cúria Miriense de vereadores convocarem eleições (diga-se de passagem duas), para eleição da mesa diretora e do novo Prefeito Municipal, já que o boto voltou pra água fugindo do IBAMA, os senhores vereadores então deram por definitivo o famoso grito: “habemus Prefeito” . TONINHO PESO PESADO (ponha peso nisso) foi eleito depois de uma divisão, que segundo as más línguas não deu sossego na festa da virada a nenhum vereador.

Mesa diretora definida, prefeito novo também, pose para fotos! E quanta alegria!

Porém, volto eu aqui, novamente, para lembrá-los que a legitimidade da caótica situação que nossa cidade se encontra foi acobertada pela maioria dos senhores vereadores, que agora, preocupam-se com o nosso bem estar!

Lembremos:

1- O prefeito Pé de Boto contou com 10 dos 13 vereadores eleitos desde o inicio de seu mandato até pouco tempo;

2- As contas do prefeito portanto, foram aprovadas por essa maioria sem que os mesmos tomassem providências diante de tantas irregularidades na condução dos serviços públicos;

3- A população não viu e nem ouviu nenhuma manifestação pública que partisse da ampla maioria dos vereadores sobre a caótica situação administrativa do município durante quase dois anos de governo PÉ DE BOTO.

4- A CPI da SAÚDE acabou em PIZZA, em conivência com ampla maioria dos senhores vereadores.

5- A cidade sofreu junto com os servidores, e os serviços públicos pararam sem que ao menos ouvíssemos gritos de repúdio na imprensa local/regional pela maioria dos senhores, pelo contrário, alguns foram até defendê-los, lembram?



Amigos e amigas, o ano de 2014 termina e 2015 se inicia sem muitos motivos para comemorações em nossa terra do açaí. Mais um dia o jogo muda, e as esperanças se concretizaram, e nossa amada terra certamente terá seus dias de paz e tranqüilidade que um dia foi dela!

Vereadora Dalva Responde sobre os "descasos".


Amigos e amigas que acompanham minhas críticas sobre a situação política e administrativa da cidade de Igarapé-Miri, venho tornar público que a vereadora Dalva Amorim entrou em contato comigo em mensagem, onde segue na íntegra nossa conversa. Quero aproveitar e convidar todos os demais vereadores que por acaso achassem importante se pronunciar a também entrarem em contato, afinal a democracia moderna só tem a se fortalecer. Segue na íntegra:

Dalva Amorim:
Eu estou do lado do povo...amigo...vc esta do lado certo da Dilma...q pertence ao grupo do maior escandalo de corrupção...
Vc acredita mesmo q os 3 estao do lado do povo...diga-me o q eles ja fizeram pra ajudar esse povo...
Pergunta pros Acs se no dia q eles foram na câmara se ele se manifestou pra defender se ele ficou pra reuniao com os Acs..ele saiu foi embora
Sabe porque??? Pois é vc n sabe..pergunte pra ele..pra ver se ele tem coragem de dizer porque tava calado
Falo do Josias

Robson Fortes:
Cara vereadora, agradeço pelo contato e acredito que a democracia moderna se aprimora com o diálogo e o debate de idéias, mesmo que divergentes. 
Quanto ao lado que a senhora está, sugiro que V. Senhoria diga isso ao povo miriense. Estamos em um estado de calamidade pública e nao vejo os vereadores se reunirem e fazerem uma visita ao hospital Santana, nas secretarias municipais e fotografarem, filmarem, reunirem provas materiais e processuais no caso da instauração de uma CPI e procurarem o ministério público ou até mesmo irem a capital do estado atrás da imprensa, como inclusive até meses passados a senhora esteve em jornal com um grupo de vereadores ratificando uma matéria sobre o caso Pé de Boto.
Faça isso. Mostre que a senhora e os demais vereadores estão do lado do povo. Faça um ofício e protocole na câmara convidando os vereadores a tomarem uma atitude concreta além de reuniões que nao surtem efeitos imediatos. Tire cópia do ofício e publique para a sociedade saber de que lado vossa senhoria está. 
Quanto ao vereador Josias, não aqui me interessa saber suas divergências políticas com ele ou qualquer que seja outro vereador. O povo está sofrendo e creio que seus atritos devem serem menores do que a vontade comum de fazer algo, como inclusive isso que propus a senhora. Citei ele e outras duas vereadoras como opositores históricos do governo mais nao isento-os de suas responsabilidades como parlamentares. 
Por último, quero relembra-la que vivemos em um estado democrático de direito e o voto é um direito de qualquer cidadão com total e irrestrita liberdade de escolha. Portanto o meu voto na candidata Dilma não define absolutamente nada a função da matéria em vigor. Por conseguinte, quero esclarecê-la que não existe no Brasil nenhum partido político em que casos de corrupção não tenham sido observados, inclusive o qual a senhora pertence.
No mais, uma ótima noite.
Obrigado.

Dalva Amorim:
Nobre colega vc so sabe o q os outros opositores falam...vc deveria saber o q significa democracia, pois a mesma lhe da o direito de escolher seu lado de ideias assim como me da direito de defender as minhas, n preciso ta pistando em redes socias o q faço ou deixo de fazer...pra sua informação n so eu mas os demais vereadores ja visitaram sim hospital e demais pistos de saude, estavamos sim na primeira manifestação de greve dos ACS.. e ja protocolamos sim documentos pedindo informações na secretaria de saude...e recentemente estivemos sim n apenas no jornal...cego vc n é, mas parece ser surdo ou vc n ouviu o q o procurador de justiça relatou..q os vereadores foram ate a secretaria de segurança do estado pedir medidas emergentes para Igarape-Miri...temos sim provas e documentos protocolados. Ainda estivemos ns Alep junto à comissão de Justiça tbm revendicando...esse é o nosso trabalho qto vereador...agora n somos ordenadores de despesas nobre colega...n temos o poder de efetuar pagamentos...nis fiscalizamis e fazemos as leis e projetos, no qual deveria se informar antes de qrer pousar de dono da razão...

Se vc é eleitor desse município escolha melhor seus representantes com informações de qm vive aq...n de postagem sensacionalista...de qm adora redes socias
Sua inteligência me assusta...votar na Dilma...
So pra sua informação n tenho divergência com nenhum dos vereadores. Vc deveria ter colocado a foto de tds na sua postagem...mas vc ja deu a resposta por eles...
Boa noite!!

Robson Fortes:
Divulgue para o povo os resultados vereadora, convide- nos para uma audiência pública. Ponha um carro son na rua e faça o povo saber que a senhora e a câmara de vereadores tem trabalhado ao lado dos interesses do povo. No mais, não sou dono da razão, longe de mim ousar ser, mais viva a democracia e a liberdade de opinião.
Passar bem.

O "descaso" dos vereadores de Igarapé-Miri


IGARAPÉ-MIRI EM CAOS, E DE QUE LADO ELES ESTÃO?


É consenso em Igarapé-Miri que dos 13 vereadores , apenas 3 fazem ferrenha oposição ao (Des)governo Pé de Boto, são: Josias Belo, Prof. Merly, e Carmozinha. Porém, diante de tantos absurdos que a atual administração “de mãos dadas com o povo” vem proporcionando ao povo miriense, resta-me aqui formatar a seguinte incógnita: Ilustríssimos senhores vereadores ÂNGELA, TONINHO, RUFINO LEÃO, TONINHO DO MURUTINGA, AUGUSTO, SANTURI, IRMÃO NENCA, LULA, DALVA AMORIM, NENCA de que lado vocês estão?
A cidade de Igarapé-Miri está em estado de calamidade pública, e a maioria dos vereadores nada fazem, ou fingem que nada está acontecendo. A Saúde pública está abandonada. Nada funciona, a acreditem, comprometendo os serviços essenciais em nosso hospital. Faltam remédios, equipamentos básicos, inclusive para procedimentos simples como curativos. Médicos então é raridade. Hoje, 04/11/2014 grande parte dos profissionais da saúde decidiram entrar em estado de greve, por esses e outros absurdos, além da falta de pagamento. Alguns funcionários reclamam de até 3 meses de salários atrasados.
O prefeito Pé de Boto não apareceu mais para cumprir expediente, e ninguém sabe quem comanda o que nas secretarias municipais. Lixo, entulho e mato cercam a cidade, e quem pode paga para que a coleta seja feita por terceiros. Durante a noite a escuridão assombra a cidade, principalmente nos bairros mais periféricos. Na principal avenida da cidade, a Sesquicentenário, de seus 1,5 Km é contado a dedo quais luminárias acendem.
A violência apesar de dar uma “acalmada” como costumados a pronunciar, ainda assusta e assaltos ainda são freqüentes. No comércio os proprietários reclamam da alta queda na circulação de dinheiro. 
As limitações dos serviços públicos, mesmos os mais essenciais a população não funcionam, porém os repasses institucionais são liberados normalmente, o que deixa a população com muita dúvida sobre o andamento das contas públicas. Nunca mais ouviu se falar em licitações, e transparências nos gastos das despesas públicas é coisa rara nesse governo. O site da prefeitura, que por Lei deveria manter informado os cidadãos sobre os gastos na transparência pública há muito tempo deixou de funcionar.
As especulações de corrupção, desvios de recursos e outras falcatruas do gênero circulam na boca do povo diariamente, inclusive boatos de um ‘mensalinho’ a parlamentares. Repito, boatos da boca povo.
O que não é boato e sim FATO é que a Câmara Municipal tem autonomia inclusive de CASSAR O PREFEITO, de denunciar e fiscalizar as contas públicas e promover provas que podem inclusive serem repassadas a autoridades competentes, como o Ministério Público, por exemplo, no entanto a maioria de nossos vereadores NADA FAZ. 
Consentimento? Conivência? Pacto a quem promove tanta irregularidade? Queremos Saber.
Quem pode, paga um plano de saúde, ou faz um esforço e se desloca a hospitais, laboratórios e clínicas da iniciativa privada, e quem não? Quem paga o preço alto diante de tantos absurdos protagonizados por nossos governantes infelizmente é a população mais pobre, que é maioria. 
Enquanto isso, cadê a maior parte de nossos vereadores para defenderem os interesses do povo? Cadê a força da CÂMARA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-MIRI? DE QUE LADO VOCÊS ESTÃO?