quarta-feira, 4 de março de 2015

Câmara de Vereadores não Recebe a Guarda Municipal



Na manhã dessa Quarta-feira, 04/03/2015, representantes da Guarda Municipal de Igarapé-Miri tiveram reunião cancelada na Câmara Municipal por falta de quórum de vereadores. A sessão ordinária, com agendamento antecipado na tribuna popular foi requerida pela categoria para que os parlamentares pudessem ouvir as reivindicações dos guardas. Segundo informações de um funcionário da classe, apenas os vereadores: NENCA, IRMÃO NENCA, MELRY, LULA E DALVA AMORIM estavam presentes. A sessão portanto não aconteceu.


Os Guardas Municipais foram chamados pela administração pública no dia 18 de Fevereiro de 2014, pelo então Prefeito Pé de Boto. Na oportunidade foram chamados 22 servidores, mais apenas 13 tomaram posse. Desde então, a Prefeitura de Igarapé-Miri, ainda sob responsabilidade de Pé providenciou apenas a capacitação. Segundo os servidores, a Lei que regulamenta as atribuições da guada e suas competências prevê que a administração pública providencie curso técnico de formação, fardamento , espaço físico e outras estruturas necessárias para o funcionamento pleno: "temos que ter alguém pra conversar, pois a guarda não existe juridicamente, e as estruturas não são contempladas no orçamento do município, portanto estamos sem política de investimento para ir as ruas" - relata um servidor, afirmando que um curso e o fardamento foi custeado por ele mesmo. 

Com tantas pendências jurídicas, administrativas e governamentais, os funcionários desde que tomaram posse estão desempenhando suas atividades como zeladores, vigias e em outros cargos com desviu de função. 

Segundo a categoria, até a presente data não houve vontade política do prefeito interino em dar prosseguimento com a implantação da guarda municipal, fato que motivou os servidores a requerer uma reunião com os Vereadores, porém foram recebidos da mesma forma que vem sendo conduzidos a mais de um ano: sem tratamento responsável. 

É preocupante pensar que essa categoria vem sendo tratada dessa forma, principalmente em um município em que os índices de (in)segurança pública são alarmantes. Vamos torcer para que brevemente os protagonistas do poder público municipal, possam dar o devido crédito a essa categoria. Fica aqui o nosso repúdio e solidariedade aos Guardas Municipais de Igarapé-Miri.




Nenhum comentário:

Postar um comentário