quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Conselho de Saúde desaprova prestação de contas de Toninho

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira, 14/01, o Conselho Municipal de Saúde de Igarapé-Miri apreciou a prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2015, apresentada pela gestão Toninho Peso Pesado refente as despesas dos recursos públicos gastos na Saúde no município. Por unanimidade, os membros titulares do Conselho de Saúde resolveram seguir a orientação da comissão permanente de assuntos técnicos que aconselhou por julgar irregular as contas da Saúde apresentadas pelo ex-gestor.

Entre as irregularidades observadas na prestação de contas, o que mais chama a atenção são as aquisições de produtos e contratações de serviços sem quaisquer procedimento licitatório e alguns bem acima do preço de mercado. Entre os quais, chama a atenção os pagamentos realizados com despesas de medicamentos: uma única nota no valor de R$ 36 mil reais, por exemplo, foi paga sem nenhum procedimento licitatório. 

Outro ponto levantado pela Comissão diz respeito aos salários de alguns servidores temporários pagos em recibo com valores bem acima do que de fato poderia ganhar um trabalhador naquela área: um servidor contratado como serviços gerais, por exemplo, ganhava mais de um mil e cem reais. 

Chamou também a atenção dos conselheiros os valores pagos sob alguns gêneros alimentícios: 1kg. de sal chegou a custar R$ 2,50 para os cofres públicos da Secretaria Municipal de Saúde. 

O parecer do Conselho segue agora para o Tribunal de Contas dos Municípios, Promotoria de Justiça e Ministério da Saúde para apreciação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário