domingo, 16 de agosto de 2015

Vereador Toninho do Murutinga surta* ao falar na tribuna da Câmara

Em matéria noticiada pelo blog do colega Gleyson Castro, neste domingo, 16/08/2015, o vereador Toninho do Murutinga em mais um episódio da saga pós-eleições suplementares, entra em mais um surto** psicótico e deflagra dura crítica ao atual governo municipal, porém, sem antes, inserir-se em um processo histórico de catástrofe política-administrativa em que o mesmo contribuiu a instaurar-se.
Conforme noticia o blog, (http://folhaigmiri.blogspot.com.br/2015/08/prefeito-pina-e-o-principal-culpado.html?spref=fb&m=1), o vereador Toninho do Murutinga ocupou a tribuna da Câmara Municipal na última quarta-feira, 12/08, onde proferiu discurso culpando o Prefeito Roberto Pina por todos os problemas envolvendo a atual situação da saúde pública do município de Igarapé-Miri, expondo inclusive alguns exemplos, como o sucateamento de ambulâncias e a falta de medicamentos.
Até certo ponto, não podemos discordar do vereador quando afirma que o responsável pelos problemas é o atual governo, afinal de contas Roberto Pina foi eleito, e certamente como outros candidatos da eleição suplementar, sabia de suas responsabilidades como gestor, bem como era conhecedor dos problemas e desafios de uma gestão herdada do governo boteano e mais 4 ex-gestores (Edir, Nenca, Rufino e Peso Pesado), além do curto tempo para trabalhar.
Culpar é fácil, e até compreensível, agora se eximir das responsabilidades é no mínimo intransigente, *refuta à surto psicótico por uma incapacidade de reter-se a razão, seja por uma desadaptação ou por uma neurose mesmo. Espero aqui, que o primeiro exemplo o contemple.
Todavia, o vereador mais uma vez esquece de se inserir em um processo político que envergonhou a história política de Igarapé-Miri desde a redemocratização, com a eleição direta de nossos representantes. Claro que não mais que o protagonista desse processo que foi o ex-prefeito & foragido, o nacional Ailson Amaral,  mais é bom relembrar, até porque a história é prova viva, que foi ele mesmo um dos maiores articuladores do Governo que instaurou o caos, com trapaças administrativas com o dinheiro público miriense. E enquanto tudo isso estava rolando, onde estava o vereador Toninho do Murutinga? Na tribuna defendendo o bem comum ou o ex-prefeito?
Onde estava o vereador Toninho do Murutinga quando procedimentos licitatórios para aquisição de medicamentos para o município não estavam acontecendo? Ou melhor, quem estava defendendo quando compras diretas e tendenciosas estavam comprometendo o erário municipal bem como o princípio de transparência na gestão? Na tribuna?
Onde estava o vereador quando os profissionais da saúde deflagraram greve por problemas relacionados a estrutura mínima de trabalho, bem como atraso na folha de pagamento? Na tribuna?
De maneira categórica, Murutinga mais uma vez surta ao falar sobre ambulâncias!
Onde estava o vereador quando a ambulância do SAMU foi sucateada e despejada para uma oficina fora do município no governo boteano? Na tribuna?
Onde estava o vereador quando 3 ambulâncias para atender Icatú, Vila e Hospital Sant'ana encontravam-se sem motor e sucateadas no pátio do HMS? Na tribuna?
Onde estava o vereador quando o treiller da saúde bucal foi extraviada pelo governo que apoiou? Na tribuna?
Onde estava o vereador quando o barco da Saúde, destinado a levar atendimento as populações ribeirinhas foi sucateado no trapiche da Vila Maiauatá pelo governo que apoiou? Na tribuna?
Onde estava o vereador quando recursos destinados a construção e ampliação de Postos de Saúde estavam sendo mal aplicados, com sérias irregulares, como o PSF da Boa Esperança, UBS, PSF do Tucumã?  Na tribuna?
Onde estava o vereador quando os recursos e equipamentos  da UPA24  estavam sendo mal aplicados e/ou extraviados? Na tribuna?
Não entendo o protesto do vereador, mais quero aqui acreditar que trata-se de demagogia barata, ao invés de surto psicótico.

Segundo dados da pesquisa do Professor Dr. Paulo Sérgio/UFPA, o vereador Toninho do Murutinga foi um dos parlamentares mais faltosos no primeiro semestre de 2015. Essa foto foi publicada pelo blog em matéria referente ao tema, no mês de Março/2015.


Ambulância do SAMU sucateada pelo governo que o vereador Toninho do Murutinga apoiou. A ambulância do SAMU, que faz parte de um programa federal adquida em 2012 pelo governo Pina foi encontrada sucateada em uma oficina no município de Barcarena.

Pátio do Hospital Sant'ana no primeiro dia da nova gestão: 3 ambulâncias sem motor, sucateadas. 

Barco da Saúde sucateado e saqueado no trapiche da Vila Maiauatá: foi encontrado pelo novo governo sem motor, com todos os móveis e equipamentos saqueados, portas de camarotes arrombadas e com casco furado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário