sexta-feira, 22 de maio de 2015

O choro acabou. E o "azul", acabou?


Passado a ressaca das eleições suplementares mirienses que elegeram Roberto Pina e Carmosinha para Prefeito e vice do município de Igarapé-Miri, resta-me indagar uma pergunta proclamada amplamente durante a vitória do Vermelho: o "Azul" acabou mesmo?

Para muitos sim. Para os próprios correligionários de Toninho Peso Pesado, o 'sonho' de chegar ao Palacete Senador Garcia apenas foi adiado. Pois bem, ano que vem teremos novamente eleições, agora para um mandato de 4 anos, e até lá muita coisa pode acontecer. Mais quem era o "Azul" ? Para aqueles que euforicamente afirmavam que acabou, o "azul" era uma analogia à gestão de Ailson Santa Maria do Amaral, o Pé de Boto, prefeito cassado, e que literalmente "destruiu Igarapé-Miri". Todavia, Toninho não assumiu o apoio de Pé durante a campanha, mas também não negou. Já Pé, disse publicamente, em alto e bom tom à Roberto Pina durante visita na Vila Maiauatá que o mesmo "apanharia do seu candidato Toninho", como foi amplamente divulgado no início da campanha eleitoral. 

Considerando que o 'azul' trata-se de respingos do Governo Pé, façamos a seguinte análise: 

Nessas eleições, disputaram 4 candidatos. Toninho Peso Pesado era o atual prefeito por determinação judicial, haja vista a condição de presidente da Câmara Municipal de Vereadores. Toninho representava o projeto mais alinhado a gestão Pé de Boto, seja pelas alianças políticas durante o pleito suplementar, seja pela projeção de apoio quando era vereador, servindo inclusive como base ao governo Pé, aprovando suas contas, participando do governo direta e indiretamente. Como prefeito, foi rejeitado por 65% dos eleitores que foram as urnas, ou seja, mais de 20 mil eleitores mirienses votaram em outro projeto político, não concordando com modelo de gestão que estava sendo aplicado. 

É verdade que pouco mais de 4 meses de governo é muito pouco para mostrar serviço, porém, foi tempo suficiente para percebermos um modelo de gestão ultrapassado, com sérios problemas administrativos e de transparência pública: nomearam-se diversos parentes, alguns sem requisitos mínimos de titulação acadêmica para ocupar cargo de nível superior, contratos eram feitos sem a prestação de procedimento licitatório, muito menos eram alimentados em portal da transparência, a saúde estava abandonada, e pelos 4 cantos da cidade os moradores reclamavam dos péssimos serviços no único hospital público da cidade. Sem falar em tantas obras paradas que poderiam estar servindo a população. 

A derrota de Toninho, e consequentemente ao modelo de gestão com resquícios do governo Pé, também significou uma derrota ao modelo que estava sendo desenvolvido pelo parlamento miriense. 80% dos vereadores se renderam a esse modelo, e NADA, absolutamente NADA foi questionado pela Câmara! Pé de Boto foi cassado pelo TRE, e responde por diversos problemas em instâncias como Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas dentre outros, todavia, mesmo com tantas evidências, algumas tão vísiveis, se dependesse da atual composição da Câmara Municipal Miriense, nada iria ser investigado. E não foi. Tentou-se investigar os problemas da Saúde, e ano passado houve uma tentativa para instauração de uma CPI na Câmara Municipal, porém, Toninho, juntamente com a maioria dos vereadores não aprovou a Comissão de Inquérito.

Durante o pleito eleitoral se jorou muito dinheiro. Nunca se gastou tanto em uma eleição se compararmos a amplitude de um mandato reduzido. Os mais entusiasmados dizem que Toninho certamente deixará muitos problemas na Prefeitura Municipal, e pode tornar-se inelegível para o ano que vem. Verdades ou mentiras, existem muitos problemas, muitas dívidas, e a história não nos deixa mentir que se depender de Roberto Pina, os responsáveis serão processados. 

As eleições se enceram, mais as bandeiras não baixam e daqui a pouco mais de um ano tem uma nova campanha na rua, e comparar modelos de gestão é essencial. Quanto ao azul não sei se acabou, mais com toda parcialidade do mundo, espero que resquícios de uma gestão "botiana" nunca mais nos atormente.

Parabéns Roberto Pina e Carmosinha pela Vitória, parabéns aos demais candidatos pela participação democrática.

O Blog do Robson Fortes agradece também a todos os leitores e colaboradores que estiveram atentos as informações aqui apresentadas durante o período eleitoral. E já estamos chegando a 25 mil acessos,  e certamente, continuarei aqui, escrevendo e dialogando com a sociedade miriense. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário