terça-feira, 3 de novembro de 2015

Vereador Murutinga: o santo do pau oco?!

OPINIÃO

O padre filósofo do século XVIII, Antônio Vieira, dizia que: "mesmo numa sociedade de ladrões, há um mínimo de padrão ético". Para bons entendedores, a frase do religioso representa a metáfora perfeita dos eventos políticos (ou politiqueiros), que vem acontecendo.
Filosofia(s) a parte, é interessante o atual discurso do vereador Toninho do Murutinga (PSB), seja na tribuna da câmara municipal, ou em entrevistas nas rádios do estado.  Se eximindo dos pocisionamemtos que ele mesmo tomou quando era um dos maiores aliados prefeito Ailson Amaral, agora desfila na cidade, e nas rádios, com postura de defensor do "povo", dos bons modos e bons costumes. 
O certo é que agora como membro da oposição, tenta fazer seu trabalho, e não tiro seus méritos. Se existem problemas, os problemas de fato devem ser investigados, e os problemas solucionados visando o bem comum da população miriense, sobretudo daqueles que mais carecem de políticas públicas eficientes. Agora, o problema é quando o autor dos discursos não é capaz de enchergar seu próprio umbigo, e ver que ele mesmo contribuiu com o processo de abandono e na instauração do caos na cidade. 
Mas que bom que estamos aqui, e que o estado de direito, a democracia e a livre liberdade de expressão nos garante um momento para que possamos refrescar a memória!
Enquanto a farra com o dinheiro público era a única prioridade do governo boteano, onde estava o senhor vereador Murutinga? Fazendo festas, ganhando dinheiro com o aluguel de ambulâncias ou indicando apadrinhados políticos? 
Onde estava o senhor vereador quando as contas públicas demonstravam todos os indícios de corrupção? Na rádio denunciando? 
Onde estava o senhor vereador quando o colapso da saúde deflagrou uma greve dos servidores públicos, que combravam de salários atrasados à falta de material para procedimentos. Onde estava o vereador, na rádio articulando a CPI ou esquentando a pizza da CPI com a base aliada? Porque naquela época o vereador não queria CPI e agora clama por CPI? Será que ele não queria que descobrissem os contratos que ele tinha com a Secretaria de Saúde pelo aluguel de ambulâncias? 
Onde estava o senhor vereador quando o Ministério Público Estadual deflagou uma série de prisões acusando o alto escalão do governo municipal de formar grupo de extermínio e formatar diversas fraudes em licitações da prefeitura municipal? No liberal os defendendo? 
Onde estava o senhor vereador quando contratos e serviços estavam sendo efetuados sem a transparência e os procedimentos licitatórios necessários? 
Onde estava o senhor vereador quando o prefeito interino contratava e nomeava parentes com vencimentos divergentes da sua formação acadêmica? Eles também não eram marajás da educação? 
Onde estava o senhor vereador para defender os estudantes mirienses quando os ônibus escolares se enfileiravam no pátio da secretaria de Educação e Obras sucateados? Sem falar das ambulâncias e dos maquinários da Secretaria de Obras! 
O Vereador falou na rádio que não existe nenhuma ambulância no município de Igarapé-Miri, mas responda vereador, quando o ex-prefeito Pé de Boto foi afastado da prefeitura quantas ambulâncias ele deixou? E quantas ambulâncias deixou o ex-prefeito Toninho Peso Pesado? 
Onde estava o senhor vereador para denunciar os mais de 30 milhões em obras paradas que poderiam estar servindo a população miriense como a UPA, a creche da Boa Esperança, o Complexo Administrativo, o Asfalto da Av. Sesquicentenário, a Academia da Saúde, o Complexo de Feiras e Mercados o Barco da Saúde? 
Onde estava o senhor vereador para denunciar os problemas com os recursos de ampliação dos postos de Saúde e da UBS? 
Onde estava o senhor vereador para denunciar o patrimônio público do município sendo direcionado para terceiros, como foi o caso do Trator de Esteira da Prefeitura e equipamentos da UPA e da Casa da Cultura?
Hoje quem administra o município é outro governo, são novos atores, e certamente que saberiam das dificuldades que iriam encontrar. O povo clama por melhorias e certamente é direito que lhes cabe, cobrar. Todavia é preciso ter autoridade para cobrar, o povo tem, mas essa autoridade o vereador não tem, pois muitos desses problemas faz jus a quem historicamente nunca teve essa preocupação, e agora quer ser "santo" (do pau oco), pelas rádios do estado. 
#PerobaPraEle. 

Um comentário: